02/11/2023

feriadin
boa tarde. quinta de feriado é dia de pegar um bom expresso e ler o seu mba em forma de e-mail com toda a calma do mundo. enjoy!
A batalha da beleza
INFOGRÁFICO #217

Nos últimos anos, a luta de duas empresas icônicas no mundo dos cosméticos tem dado o que falar… A francesa L’oréal e a americana Estée Lauder.

Apesar de serem do mesmo setor e mirarem exatamente o mesmo público, as empresas fizeram apostas recentes completamente diferentes.

Na L’Oréal… 🖥️

Aposta foi na digitalização. Ainda em 2018, bem antes da pandemia e do hype de realidade aumentada, eles compraram a startup Modiface que permite aos usuários testar os produtos de maquiagem em casa.

O efeito nas vendas online da empresa foi enorme… Atualmente, esse segmento representa 30% do total de vendas da companhia.

Já a Estée Lauder… 🇨🇳

Aposta no mercado chinês. A companhia passou a perceber — e sentir no bolso — que estava perdendo participação no mercado para a concorrência, com a ascensão da Sephora e da Fenty.

Em geral, essas duas marcas são conhecidas por terem custos mais baixos e, claro, todo o hype das redes sociais — dominam as skincares por aí.

Mas, apesar do grande investimento logístico na China, as coisas não têm ido tão bem para a Estée. Veja no gráfico:

A verdade é que o país ainda enfrenta dificuldades econômicas depois do forte lockdown. Em geral, os consumidores têm reduzido os seus gastos, principalmente os mais jovens.

  • Na prática, isso deixou as lojas da marca com muita mercadoria e pouca demanda.

Entre os erros da empresa ainda entram os baixos investimentos em marketing digital e soluções de venda.

Para ter uma ideia, a maior parte dos clientes ainda encontra os produtos por meio das suas lojas Duty-Free.

Por outro lado…

A concorrente L'Oréal não consegue parar de crescer, investindo com força na inovação.

Por exemplo: Eles têm implementado ferramentas de marketing como experimentações virtuais de maquiagem e consultas de beleza individuais por meio de video chats.

(Imagem: L'Oréal | Reprodução)

A L’Oréal também tem sido mais rápida em aproveitar o crescente mercado de produtos de beleza dermatológicos.

  • Eles desenvolveram e tem impulsionado marcas como a CeraVe e a SkinCeuticals. O skincare tem sido uma categoria cada vez mais dominante.

Em números, esse segmento cresceu nada menos que 31% no tri passado. Em agosto, eles compraram por US$ 2,5 bilhões a marca australiana Aesop — que, inclusive, era do grupo Natura.

O que vem pela frente? A prioridade está na expansão de mercados como o indiano e o mexicano, países onde o poder de compra da população tem crescido muito. Ninguém segura a centenária francesa. risos.

Com a rotina corrida, é melhor tomar cuidado por onde pisa 👟
PATROCINADO POR YUOOL

A não ser que você esteja calçando um tênis Yuool que vai te fazer sentir leve ao andar, como pisar nas nuvens.

Um novo lançamento para quem é das grandes cidades. Talvez você não saiba, mas o U de Yuool vem de “Urban". E bem, a vida urbana pode ser corrida e estressante: trânsito pra cá, compromissos pra lá…

Para tornar essa rotina da cidade mais confortável e prática, chegou o Yuool Urban.

Esse novo modelo é mais estruturado e com design casual, para aguentar todas as atividades do dia e da noite — mais leve que uma camisa social. risos.

Vindo da Yuool, não poderia deixar de ter um toque sustentável. O tênis possui em sua composição materiais livres de ftalatos e metais pesados, garrafa PET reciclada e sola de EVA verde.

⚡ Sem falar que os modelos vêm com um forro que hidrata e possui ação antifúngica. Confira aqui o novo Yuool Urban e experimente uma nova rotina.

O que tá rolando no mundo bizness?
BITS & BYTES
A marca de relógios brasileira que criou um novo conceito de exclusividade
PATROCINADO POR ACTO WATCHES

Fundada em Porto Alegre, a ACTO foi o resultado de uma oportunidade vista no mercado de relógios com o desejo de empreender dos seus fundadores.

Desde o início do negócio não tinham dúvidas do que queriam ser: a marca brasileira que daria uma nova cara aos relógios de alta performance. Como uma extensão da personalidade dos homens exigentes.

Nesse trajetória, a ACTO se tornou pioneira na confecção de relógios e acessórios de alta qualidade com design superior.

Em um momento especial para a marca, eles lançaram o relógio A001, nas cores Black e Silver, exclusivo e com design autoral. Um modelo que carrega estilo esportivo e sofisticação.

Os memes estão virando bizness
TRENDING

(Imagem: creative content studio | the bizness)

Todos os dias eles inundam a internet e te fazem rir a ponto de precisar mandar para um amigo rir junto com você. Você e todos nós fazemos isso.

Vendo que o apetite das pessoas por esse tipo de conteúdo é muito grande, várias marcas estão aproveitando para captar a atenção, principalmente da geração Z.

Por que isso importa? Com o maior mercado da América Latina, de 144 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país com o maior tempo médio diário gasto nas redes sociais, atrás apenas das Filipinas.

  • No total, são 3 horas e 46 minutos rolando feeds e consumindo conteúdos orgânicos e patrocinados nas redes.

O uso de memes por marcas tem até nome: Meme marketing. As marcas não só impulsionam o engajamento das suas páginas nas redes sociais, como também constroem uma comunidade fiel de clientes.

Às vezes um meme fala mais do que mil palavras…

As páginas especializadas em memes já se equiparam ao nível de grandes influenciadores no seu alcance e repercussão.

A greengo dictionary, com os seus 1,7 milhão de seguidores apenas no Instagram, diz que 80% dos seus contratos vêm de empresas interessadas nos seus trocadilhos.

O mercado mundial de influenciadores movimentará, neste ano, cerca de U$ 21,1 bilhões — um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

As agências de marketing também estão inovando nesse mercado. A Play 9, conhecida por agenciar vários influencers, se uniu à Mfield e criou a Onda Digital.

A empresa, que é uma das maiores redes de canais do YouTube do Brasil, concentra cerca de 8 bi de visualizações mensais nas plataformas TikTok, Instagram, Facebook e Kwai, vai criar campanhas de marcas com interesse em aproveitar o alcance dos memes.

Se você ainda tem dúvidas sobre a relevância dos memes, os próximos números vão te espantar.

Um millennial médio olha de 20 a 30 memes todos os dias e cerca de 60% das pessoas dizem que estariam mais propensas a comprar de uma empresa que usa memes em seu marketing.

Aliás, uma que faz isso muito bem e que nossa equipe adora — foi o assunto do almoço em algum dia desta semana — é a Bis. Dê uma olhada.

Para fechar…

Veja aqui os memes mais buscados esse ano pelos brasileiros com base nos dados do Google:

the bizness 🦄

O seu próximo negócio começa aqui. Sua dose semanal de informação sobre o que de mais importante está acontecendo no mercado.

  • Toda terça e quinta, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor ou profissional, você não pode deixar de saber.

Análises, infográficos, notícias e insights sobre as principais tendências do mundo, do Vale do Silício e do ecossistema de negócios — sem deixar de lado nosso clássico humor.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 13:13.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar.

😀😐☹️ Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

até terça, às 13:13

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 13:13. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

powered by: