- the bizness
- Posts
- 06/06/2024
06/06/2024
trabalho em equipe
boa tarde. quando você está cercado por pessoas que compartilham um compromisso apaixonado em torno de um objetivo comum, tudo é possível.
A vantagem do Spotify sobre outros streamings
INFOGRÁFICO #274
Quando o assunto é serviços de streaming, só há uma rainha: a Netflix e seus quase 270 milhões de assinantes espalhados pelos quatro cantos do mundo e seus bilhões em faturamento anual.
No entanto, seu maior competidor, levando em conta a fidelidade do cliente, não é nem Disney+, nem Prime Video, mas sim o Spotify.
Desde 2015, o número de assinantes globais que optam pelo plano premium — sem ads — da empresa sueca aumentou em todos os trimestres. Hoje, são 239 milhões.
Nos EUA, por exemplo, os ouvintes do Spotify são os menos propensos a cancelar suas assinaturas entre os principais serviços de streaming de vídeo ou áudio.
Este ano, a taxa de rotatividade — o tal do churn — está em 2%, cifra igual a da Netflix no país.
Aí que entra um dos grandes diferenciais entre as duas empresas: o Spotify possui praticamente todas as músicas existentes em sua plataforma, algo que a empresa do tu-dum não consegue proporcionar.
Essa disponibilidade, inclusive, é talvez o principal fator pelo qual as pessoas assinam e cancelam um streaming de vídeo.
Além disso, é muito raro que uma pessoa pague por dois serviços de áudio. Afinal, todos possuem praticamente a mesma quantidade de conteúdo, com alguns oferecendo podcasts.
No entanto, essa falta de diferenciação é um dos grandes motivos pelos quais as plataformas de áudio tendem a não aumentar o preço com certa frequência.
Só que, por mais que isso ocorra, existe um “custo de troca” muito grande para os usuários, uma vez que muitos possuem dezenas ou centenas de playlists em seu serviço preferido.
Maaaas… Falando na competição entre os gigantes de áudio 🎧
Aqui entra o grande tema: As taxas de crescimento e cancelamento do Spotify são melhores que a de seus concorrentes.
Embora a gigante sueca esteja adicionando muitos usuários gratuitos em mercados da Ásia e do Oriente Médio, o número de assinantes premium tem crescido praticamente no mesmo ritmo nos últimos quatro anos.
Isso ainda é bastante notável quando consideramos a concorrência: o Spotify está tomando market share da Apple e da Amazon nos EU, principal mercado do setor.
Suas principais concorrentes ainda oferecem uma grande vantagem ao Spotify: ambas não tem o áudio como principal fonte de receita e os usam para reforçar que possuem ecossistemas mais amplos.
Logo, não investem tanto em tempo ou recursos, mesmo com a Apple Music sendo a “dona” do Halftime Show do Super Bowl.
O áudio é o coração do negócio do Spotify e a empresa continua aumentando sua vantagem junto aos clientes. A mesma lógica, mas em vídeo, se aplica a líder Netflix.
Ambas foram pioneiras e, após um momento de preocupação com a concorrência, estão ampliando cada vez mais sua liderança.
Looking forward ⏭
A questão para o Spotify é se o seu crescimento será sustentável, especialmente no longo prazo, ou de que outra forma a empresa poderá crescer.
Vale lembrar que a empresa é o maior streamer de música do mundo, mas raramente obtém lucro, tendo superado 1 bilhão de euros em lucro bruto pela primeira vez na história este ano.
Por um lado, muitos de seus assinantes possuem planos familiares, o que significa que há uma pequena parcela de clientes inexplorados.
Por outro, o Spotify investiu em podcasting e audiolivros e espera que isso lhe permita vender mais publicidade e aumentar seus preços.
Por falar em aumento de preços… A empresa subiu recentemente o valor dos planos premium para os americanos, o segundo aumento em menos de 12 meses.
O motivo, segundo a empresa: “para podermos continuar a inovar nas condições de mercado em constante mudança”.
Agora, é esperar e ver se e quando teremos novas mudanças nos demais 183 países em que a empresa está presente.
O que esperar do mercado de ações dos 🇺🇸 em 2024
PATROCINADO POR WEBULL
Ano eleitoral: os mercados de ações dos EUA geralmente performam bem em anos eleitorais, com redução das incertezas políticas no final do ano.
IA continua a crescer: ela deve expandir além da tecnologia, com foco em aplicações empresariais e hardware avançado.
Inovação na saúde: as áreas em ascensão são neurociências, tratamentos para obesidade e biotecnologia, com o envelhecimento da população.
Queda na taxa de juros: quando isso ocorre, como esperado para o 3º tri, o mercado de ações tende a aquecer.
Reestruturação da cadeia de suprimentos: mercados emergentes se beneficiam com isso.
Com o crescimento do mercado americano, não perca a oportunidade de investir em dólar com a Webull — sua corretora sem comissões e a única com conta que rende 6,8% a.a.
🚨 PROMO: Até segunda, 10/06, converta para dólar sem spread via PIX para a Webull, pagando apenas o câmbio comercial e 0,38% de IOF. Baixe o app agora e invista.
*Confira todos os detalhes. Não invista antes de entender as informações essenciais da oferta.
Outras manchetes para você ficar por dentro
BITS & BYTES
🤑 A nata da nata. Saiba quais as 5 marcas mais valiosas do Brasil
⏫ Por falar em rankings… Essas foram as empresas que ficaram no TOP-10 da tradicional lista Fortune 500 de 2024
☕️ Café brasileiro é top. Qual é a maior rede de cafeterias na China que vai comprar US$ 500 milhões de café brazuca
🍹 Bebidas melhores. Heineken compra participação na empresa brasileira de bebidas Better Drinks, dona da Praya e do Baer Mate, que faturou cerca de R$ 50 milhões em 2023
💰 Excelente notícia. Aportes em startups latino-americanas tem melhor resultado em 19 meses
INDICAÇÕES DO ESTAGIÁRIO
🎙 O banco investido por Jeff Bezos. Rafael Stark, fundador do Stark Bank, compartilha a história de crescimento de sua startup e como ele conseguir chamar a atenção do fundador da Amazon.
🐧 Everyone can speak English. Sameer Shariff, co-fundador e CEO da Cambly, conta como ele construiu uma das principais plataformas para ensinar inglês por meio de chat de vídeo.
Inteligência artificial resume buzz sobre marcas de forma automática
PATROCINADO POR BUZZMONITOR
Quando o social listening começou a ouvir o que os consumidores falavam sobre marcas nas redes sociais, há exatos 20 anos, as análises consumiam horas e horas.
Hoje, a combinação da IA + social listening de plataformas, como a Buzzmonitor, permitem ter uma análise instantânea de milhares de depoimentos de consumidores, tudo em um clique. Esse é o poder do botão AI Insights.
A Buzzmonitor irá lançar ainda este ano uma tecnologia que permitirá obter novos insights a partir de perguntas à IA. O agendamento de posts também contará com imagens geradas automaticamente por IA.
📈 Conheça estes e outros avanços da IA na gestão de social media e relacionamento multicanal clicando aqui.
A solução para logística reversa de embalagens
SHOW YOUR BIZNESS #80 — TEMPORADA 7 • EP.10
🤔 Conheça a eureciclo
A eureciclo é um marketplace de serviços ambientais que nasceu com a missão de apoiar as empresas a atingirem suas metas de reciclagem.
A startup conecta marcas de bens de consumo com a cadeia de reciclagem composta por organizações de catadores de resíduos, centrais de triagem e operadores privados por meio de uma plataforma de rastreabilidade de lixo.
São capturados os dados dessa cadeia para depois rastrear os diferentes fluxos e tipos de materiais comprovar que quantidades específicas de lixo foram coletadas, triadas e recicladas.
Feita essa análise, os dados são “empacotados” e vendidos para o produtor de bens de consumo para que ele possa mostrar ao governo e aos consumidores que sua empresa tem um compromisso com a sustentabilidade, apoiando a cadeia da reciclagem.
Do valor pago pelo produtor, a eureciclo fica com um percentual e repassa o restante para organizações de catadores e operadores privados que formam a cadeia de reciclagem.
🛣 Como tudo começou
O fundador Thiago Pinto sempre teve o desejo de fazer algo mais sustentável. Como consultor estratégico no Boston Consulting Group, ele sempre gostou de apresentar questões mais sustentáveis a seus clientes.
Em 2013, ele decidiu voltar aos estudos e cursar um MBA. O destino foi a Kellogg School of Management, em Chicago.
“Eu disse: ‘vou utilizar o MBA para montar uma startup de impacto socioambiental’”, relembra o empresário. “Por lá, você tem uma baita plataforma, desde professores até os companheiros de curso”.
Ao pesquisar, eles identificaram que são dois os motivos pelos quais as marcas querem atingir suas metas de reciclagem:
Responsabilidade social corporativa;
Lei de Responsabilidade Estendida do Produtor (REP).
O que essa lei significa para marcas de bens de consumo? Basicamente, seria a meta de reciclagem das embalagens que permanecem após o consumo do produto.
No Brasil, a lei definiu que a meta de reciclagem dessas embalagens era de 22% em 2023 e, para este ano, ela subiu para 30% — na Europa, a cifra já está entre 60-70%.
Caso essas metas não sejam cumpridas, as empresas serão multadas. Em alguns estados, inclusive, a fiscalização pede a licença ambiental de operação da fábrica, podendo suspender suas atividades.
Com isso, criou-se um dever novo para essas fabricantes. No Brasil, já existia uma cadeia de reciclagem, porém não era remunerada pela atividade de reciclagem.
⚠️ Só que existia um problema. À época, a lei não estava sendo fiscalizada. Com isso, era praticamente um mercado voluntário.
Em 2015, o projeto de Thiago e cia. ganhou tração e seu grupo acabou levantando um cheque de cerca de U$$ 70 mil para tentar criar esse mercado no Brasil.
Eles trouxeram os americanos aqui — Rio de Janeiro e São Paulo — para que pudessem viver a dor do cliente final.
“Nós ficamos junto dos catadores de resíduos”, comentou Thiago. “Nós vivemos em comunidade e puxamos carroça para compreender a dor dessas pessoas”.
🪜 Os primeiros passos da empreitada
Em setembro de 2016, já de volta ao Brasil, Thiago convidou o amigo Marcos Matos para se juntar a empreitada e lançaram a eureciclo. A dupla começou a vender esse crédito de reciclagem e foi encubada pelo Google Brasil.
“O Google nos deu um banho de loja”, relembra o fundador. “Toda essa questão tecnológica de rastreabilidade e marketing digital. Nós conseguimos nossos primeiros 5 clientes, inclusive, no Google Campus”.
Esse é só começo. Clique aqui para continuar lendo a matéria.
Solteiros, a gente se recusa a ver vocês de vela 🕯️
PATROCINADO POR INSIDER
Dia dos Namorados pra cá e pra lá, ok! Mas porque parece que ninguém tá dando atenção para os corações que ainda não têm dono ou que escolheram a própria companhia?
Independente da situação, sentir-se confortável com você mesmo é prioridade #1. As peças atemporais, feitas pra durar e com tecnologia da Insider entregam o aconchego que qualquer um precisa. Use o cupom BIZNESS12 pra garantir 12% OFF em todo o site.
Messi se aventura nas bebidas esportivas
EXTRA
(Imagem: Más+ | Divulgação)
Considerado por muitos como “o melhor de todos os tempos” do futebol, Lionel Messi quer dominar outro campo, o das bebidas esportivas.
Nesta semana, o argentino lançou a Más+, uma espécie de “Gatorade” com baixo teor de açúcar que contém eletrólitos e vitaminas e não possui adoçantes artificiais, corantes ou cafeína. Confira o vídeo de lançamento.
O intuito é abocanhar um pedaço de uma indústria que atualmente vale US$ 33 bilhões.
Até aí tudo normal, né? O problema é que a nova marca já está gerando controvérsias por suas garrafas serem bastante parecidas com as da PRIME, a bebida esportiva dos YouTubers Logan Paul e KSI.
Pelo visto, o KSI ficou indignado… Ele não só comentou em um post no X como também fez questão de “provocar” os fãs de Messi em seu Instagram. Bom, brincadeiras à parte…
Você acha que o Más+ chega a ameaçar as gigantes Gatorade, Powerade e PRIME? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Para fechar, o resultado da nossa enquete sobre cartão de crédito vs PIX
INSIGHT
Na edição da última terça-feira, tivemos quase 2 mil votos e muitíssimos comentários interessantes sobre o assunto. Abaixo o resultado.
Natália votou em Aposto no cartão de crédito: “Cartão de crédito possibilita pagamento futuro, enquanto o pix é imediato. Por mais que o crescimento do pix esteja sendo muito acelerado, acredito que dificilmente substituirá o crédito, uma vez que o cartão é utilizado para compras de maior valor. Sem falar que o método de parcelas está muito enraizado no “jeitinho brasileiro” de pagar contas.”
Cesar Robertto votou em Pix será Rei 👑: “Espero que seja o pix visando uma melhor educação financeira pra população.”
Lidis votou em Disputada apertada: “O Pix (parcelado) será Rei pois para o cliente é interessante ter o crédito para comprar e parcelar o produto, enquanto que, para os bancos é interessante na redução do custo com emissão de plástico.”
O que você achou da edição de hoje?Você pode explicar o porquê depois de votar |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
the bizness 🦄
O seu próximo negócio começa aqui. Sua dose semanal de informação sobre o que de mais importante está acontecendo no mercado.
Toda terça e quinta, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor ou profissional, você não pode deixar de saber.
Análises, infográficos, notícias e insights sobre as principais tendências do mundo, do Vale do Silício e do ecossistema de negócios — sem deixar de lado nosso clássico humor.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 13:13.
até terça, às 13:13
Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 13:13. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.
powered by: