13/05/2025

competição

boa tarde. o momento que você desiste é o momento que permite que alguém mais vença. a verdadeira vitória é não aceitar a derrota como uma opção.

In today’s edition:

♟️ Como um site contribuiu para o crescimento de milhões no xadrez;
🔥 Outras notícias que estão em alta no mundo dos negócios;
🏦 Os bancos mais valiosos do Brasil em 2025;
🍔 Gigante chinesa quer desafiar o reinado do iFood no Brasil;
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.

Terça-feira, 13/05/2025

CASE
200 milhões de usuários — e um jogo milenar

(Imagem: The Guardian)

Há alguns anos, se as pessoas tivessem apostado em quais jogos mais cresceriam no mundo entre 2020 e 2025, é bem provável que a grande maioria mencionasse FIFA, Counter-Strike 2, League of Legends ou algo do tipo.

  • No entanto, o que poucos poderiam imaginar é que muitos grandes nomes dos videogames seriam superados pelo xadrez — sim, você leu certo.

Com mais de 600 milhões de jogadores ao redor do mundo, o jogo de tabuleiro milenar viu um crescimento impressionante nos últimos anos, com uma empresa se destacando na vanguarda desse movimento: o Chess.com.

Como tudo começou?

O ano era 2005. Dois colegas de faculdade, Jay Severson e Erik Allebest, jogavam xadrez frequentemente, mas sentiam falta de uma comunidade online para jogar e conhecer novas pessoas.

(Na imagem: Erik Allebest (esquerda) e Jay Severson | Crédito: chess.com)

Assim, ainda naquele ano, eles compraram o domínio chess.com por US$ 55 mil e criaram um fórum sobre o esporte.

A decisão de comprar o domínio foi uma das sacadas mais geniais da dupla, já que qualquer pesquisa por xadrez colocaria o chess.com no topo do Google.

Com o site rodando, eles decidiram adicionar a função de jogar online, com uma interface mais simples que os sites da época — que eram pouco amigáveis.

O crescimento

Após lançar o playground virtual, o Chess.com cresceu regularmente, com um modelo freemium — gratuito, porém com anúncios — e uma assinatura paga para quem quisesse uma experiência melhor.

Corta para 2010… Eles alcançaram a marca de 1 milhão de usuários, saltando para 4 milhões em 2014 e 20 milhões em 2017.

A essa altura, o Chess.com já era o maior site de xadrez do mundo, crescendo com uma estratégia de influenciadores e streamers, que fechavam acordos de exclusividade para jogar no site.

Para você ter uma ideia, só o Grande Mestre — e número 2 do mundo — Hikaru Nakamura, um dos maiores influencers do site, tem mais de 2 milhões de inscritos no YouTube.

Outra virada de chave do Chess.com foram os torneios com premiação em dinheiro para jogadores profissionais, que trouxeram centenas de players — e milhares de fãs que queriam acompanhar.

(Imagem: chess.com)

O boom

Já em 2020, com a chegada da pandemia, o xadrez online viu uma onda de crescimento sem precedentes, com milhões de novos jogadores da noite pro dia.

Pense que, sem jogos presenciais, o online virou a única alternativa para quem já jogava — e um novo hobby para muita gente.

Além disso, nessa época os streamers estouraram, com milhares de pessoas assistindo xadrez no YouTube e na Twitch — inclusive se tornando a categoria mais assistida da plataforma controlada pela Amazon.

Para fechar o cenário com chave de ouro, a Netflix lançou a minissérie O Gambito da Rainha. Isso porque, um mês após a estreia, o site registrou 2,8 milhões de novos membros.

Mas não acabou por aí. Após o boom na pandemia — e uma estabilização no crescimento —, o site alcançou a marca de 100 milhões de usuários no final de 2022.

(Imagem: chess.com)

Já em 2023, seguiu crescendo graças a um aliado inesperado: os vídeos curtos no YouTube e no TikTok. O principal responsável por isso foi o YouTuber GothamChess, que alcançou 5 milhões de inscritos — e viralizou com vídeos como esse aqui.

Corta para 2025… O site alcançou os 200 milhões de usuários, se consolidou como o líder no mercado do xadrez, e é parceiro da Copa do Mundo de Esports neste ano.

Takeaways

Por mais clichê que seja, um dos maiores segredos do Chess.com para se tornar a maior empresa do mercado do xadrez foi estar no lugar certo, na hora certa.

Pense que, desde a compra do domínio em 2005 — que garantiu o topo do Google em qualquer pesquisa sobre xadrez —, todas as suas ações garantiram que eles fossem presença certa quando o assunto fosse xadrez.

Além disso, a empresa usou um funil muito bem definido, começando com o contato inicial com o jogo, e indo até a fase em que os usuários se tornam fãs viciados no xadrez.

TRENDING

(Imagem: CNN Brasil)

TOGETHER WITH NR
POV: seu filho vivendo novas descobertas e fazendo amizades pra vida

Você se lembra das férias em que voltava pra casa com as roupas sujas, novos amigos e o coração cheio de histórias?

No NR, isso não é só nostalgia — é o que centenas de crianças vivem a cada temporada, sempre que arrumam as malas para irem experimentar uma verdadeira Fábrica de Memórias.

Com 72 anos de tradição, o NR oferece férias que vão além da diversão. Ao lado de amigos e longe das telas, seus filhos se conectam com o que realmente importa: a natureza, esportes e experiências que moldam o futuro.

Imagine seu filho vivendo dias repletos de descobertas e amizades verdadeiras? O acampamento é o lugar onde cada atividade é planejada com cuidado para proporcionar vivências inesquecíveis e seguras.

🌈 Descubra aqui como proporcionar férias que seus filhos nunca irão esquecer — usando o cupom THEBIZ300.

GRÁFICO DO DIA

Briga de gigantes. Desde 2023, Nubank e Itaú disputam o posto de banco mais valioso do país, em uma corrida que — ao menos até o final de abril de 2025 — está sendo vencida pelo Itaú.

O maior banco privado do país tem mais de 100 anos de mercado e mais de 98 milhões de clientes, sendo o 4º maior do país nesse quesito.

Já o Nubank, por outro lado, foi fundado em 2013, chegou a superar o Itaú em valor de mercado no ano passado, tem mais de 100 milhões de clientes e é o 3º banco com mais clientes no Brasil, atrás apenas de Caixa e Bradesco. Confira o ranking aqui.

DEEP DIVE
Para que a internet prospere, os provedores de conteúdo devem ser pagos por seu trabalho.

Essa frase foi dita por Bill Gates, cofundador da Microsoft, lá em 1996, em seu icônico artigo O conteúdo é rei — e continua mais atual do que nunca.

Gates já alertava que a força da internet não estava apenas na tecnologia, mas no conteúdo que ela veicula. E esse conteúdo só prosperaria se houvesse um modelo de remuneração justo. Sem isso, o ecossistema dependeria apenas de paixão ou de ações promocionais.

Hoje, no centro dos debates sobre a creator economy, inteligência artificial e assinaturas, a frase ressurge com força. Como pagar de forma justa quem gera valor? Como equilibrar os ganhos entre plataformas e criadores?

Gates previu um futuro com micropagamentos, interatividade e modelos mais justos de distribuição. Vale a leitura para entender como uma visão de quase 30 anos continua atual. Clique aqui para ler o artigo completo.

TOGETHER WITH FICTOR
Toda nova fase começa com uma visão clara de futuro

A Fictor nasceu para transformar autonomia em estratégia, empreendendo com método, capital próprio e foco no longo prazo.

Hoje, a holding atua em três setores chave da economia:

  • Alimentação – cadeia integrada de proteína animal

  • Serviços financeiros – crédito, securitização e asset management

  • Infraestrutura – ativos em energia, logística e imóveis

Seu diferencial está na disciplina: validar os negócios antes de escalar, operar com eficiência e construir para durar. Clique aqui para conhecer mais.

NÚMERO DO DIA
R$ 5,6 bilhões

Esse é o valor que a Meituan, maior empresa de delivery do mundo, confirmou que investirá no Brasil nos próximos cinco anos.

Nos próximos meses, a gigante chinesa estreará por aqui com a Keeta, sua marca internacional lançada oficialmente em 2022, em Hong Kong.

Por que isso importa? A experiência da Meituan — que possui mais de 770 milhões de usuários ativos na China — pode fazer com que a Keeta desafie o domínio do iFood no Brasil, que detém mais de 80% de participação no mercado.

Para se ter uma ideia do poder da marca, a Keeta foi lançada na Arábia Saudita em outubro de 2024 e, em apenas quatro meses, tornou-se a terceira maior plataforma de entrega de alimentos no país.

AROUND THE WEB

RODAPÉ

O que você achou da edição de hoje?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

THE BIZNESS

O seu próximo negócio começa aqui. Toda terça e quinta, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor ou profissional, você não pode deixar de saber.

Análises, infográficos, notícias e insights sobre as principais tendências do mundo, do Vale do Silício e do ecossistema de negócios — sem deixar de lado nosso clássico humor. Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 13:13.

até terça, às 13:13

powered by