30/11/2023

isso não é um wrapped

boa tarde. você finalmente encontrou algo por aqui que não seja uma restrospectiva musical em que as pessoas se gabam por serem 0,1% de um artista. risos. pegue seu expresso e vamos nessa.

O advogado que se tornou um dos maiores investidores do mundo
INFOGRÁFICO #225

A Berkshire Hathaway não poderia ter alcançado seu status atual sem “a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”.

Foi assim que o megainvestidor Warren Buffett descreveu a participação de seu sócio e braço-direito Charlie Munger na construção da atual nona maior empresa do mundo.

  • Para aqueles mais longe do mundo da Faria Lima, saibam que o mercado está de luto. Na última terça-feira, Munger nos deixou aos 99 anos de idade.

Conhecido por seu raciocínio rápido, humor e abordagem objetiva aos negócios, Munger, não na mesma escala como o seu famosíssimo sócio, também conquistou uma legião de fãs.

Como tudo começou?

Nascido em Omaha em 1924, ainda adolescente, Munger trabalhou na Buffett & Son, uma mercearia do avô de Warren Buffett. Curiosamente, os dois não chegaram a se encontrar durante esse período.

Após se formar em Direito pela Universidade de Harvard, Munger, posteriormente, fundou seu próprio escritório de advocacia em Los Angeles. Ainda hoje, a firma emprega cerca de 200 advogados.

Foi só em 1959, durante um jantar organizado por um doutor da cidade, que a famosa dupla se conheceu.

Na época, Munger ainda era um advogado e Buffett já era conhecido por seus grandes retornos.

  • Convencido por Buffett, um ano depois, Munger também já dava os seus primeiros passos como investidor.

Ele abriu a sua empresa de investimentos, que viria a registrar uma taxa de retorno médio anual de 19,8% entre 1962 e 1975, muito melhor do que o índice da Bolsa Americana que retornou 5% ao ano nesse período.

(Imagem: People Mag | Reprodução)

Depois de negociar ideias de investimento e até mesmo comprar ações das mesmas empresas durante as décadas de 1960 e 1970, Munger acabou se juntando a Buffett na Berkshire Hathaway, tornando-se seu vice-presidente em 1978.

Para os mais curiosos, aqui está a nossa edição especial sobre a empresa.

Apenas focamos na qualidade 📈

A contribuição de Munger na filosofia de investimentos da firma é enorme. Antes dele, Buffett aplicava um estilo de investimento conhecido como “bituca de cigarro”.

🚬 Basicamente, a ideia era procurar negócios que não fossem excelentes, mas que tivessem alguns bons ativos que valessem mais do que o custo da empresa.

  • Na prática, ele comprava a empresa, arrancaria dela o que pudesse e descartaria o resto, como um cara que pega uma bituca na calçada e dá algumas tragadas pela última vez.

Charlie convenceu Warren de que seria melhor comprar boas empresas por um preço justo do que uma empresa justa por um ótimo preço.

Foi quando Warren se tornou Warren. Como Charlie disse uma vez: “Warren é inteligente e eu estava certo. Eu sabia que ele descobriria que eu estava certo, mais cedo ou mais tarde.”

Pelo visto, ele estava muito certo… Em quase 60 anos, os dois criaram um conglomerado que inclui:

🚊 🍭💍💡 Ferrovias, empresas de produção de doces, vendas de jóias, bem como vários serviços públicos de gás e energia elétrica. Esses foram só alguns dos negócios escolhidos pelos dois.

O homem além dos investimentos 📢

Apesar de ter atingido um patrimônio bilionário — segundo a Forbes, são mais de US$ 2,5 bilhões —, o velhinho não ligava muito para esse números.

Sabe o que ele fez? Ao longo dos anos, ele foi doando a maior parte das suas ações, com o objetivo de ajudar causas sociais — dentre elas, estão a construção de moradias estudantis, museus e hospitais.

Mesmo no auge dos seus 99 anos, ele mantinha a sua enorme disposição. Em agosto, insistiu em se juntar à sua grande família, incluindo todos seus netos e bisnetos, na viagem anual de pesca a Minnesota, que já fazia há décadas.

Um leitor voraz, Munger nos deixou vários ensinamentos por meio de seus discursos, selecionamos 3 dos nossos favoritos:

  1. “Vejo constantemente pessoas subindo na vida que não são as mais inteligentes, às vezes nem mesmo as mais diligentes, mas são máquinas de aprender. Elas vão para a cama todas as noites um pouco mais sábias do que quando se levantaram, e isso ajuda, principalmente, quando você tem uma longa jornada pela frente.”

  2. “Se você eliminasse nossas quinze principais decisões, teríamos um histórico bastante mediano. Não era hiperatividade, mas muita paciência. Você seguiu seus princípios e, quando surgiram oportunidades, você as aproveitou com vigor.”

  3. “Lembre-se de que a reputação e a integridade são seus ativos mais valiosos — e podem ser perdidas num piscar de olhos.”

Você está a um play de um mercado mais diverso
PATROCINADO POR GOOGLE CLOUD

Boas ideias merecem ganhar o mundo e a Google quer você nessa. Muitos tomadores de decisão de empresas ainda apresentam dificuldade em mapear rotas para implementar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão na estrutura do negócio.

  • Para servir como guia e ficar por dentro do que mais se fala a respeito no mercado, o Ouça Mais Alto — podcast do Google Cloud — já está com vários episódios no ar.

Neles, você vai encontrar bate-papos sobre possibilidades de inclusão da tecnologia nas periferias do Brasil, além do papel e oportunidades das mulheres nessa área.

Passando por reflexões sobre espiritualidade e também sobre porque produto bom é produto inclusivo.

🎧 Clique aqui para escutar e ficar por dentro da conversa liderada por Melina López, Gerente de Marketing de Produto e Inclusão do Google Cloud junto com especialistas.

O que tá rolando no mundo bizness?
BITS & BYTES
A Amazon é nossa e a gente quer royalties, titio Jeff 🤣
MEME
A dupla dinâmica que a sua empresa precisa 🤝
PATROCINADO POR BERRYTECH

Para liderar uma empresa, você precisa das pessoas certas ao seu lado. A Berrytech acredita em parcerias para acelerar o crescimento de negócios a partir de um plano prático e metas objetivas que impulsionam empresas para o próximo nível.

Você vem com a paixão pelo seu negócio, e eles com muito know-how em gestão e estratégias. Juntos vocês irão tirar as melhores ideias do papel. Clique aqui para conhecer melhor.

Essa campanha do Spotify é fenomenal
CASE

Chegou a época do seu Instagram ficar cheio de prints do Spotify e você realmente ter certeza que aquele seu amigo só escuta música ruim. risos.

🪂 Brincadeiras à parte, se você caiu de paraquedas no planeta hoje… Esse é o Wrapped, uma retrospectiva do Spotify que mostra quais músicas, podcasts e artistas foram mais ouvidos pelo usuário no ano.

Na prática, o app conseguiu transformar nossos dados em uma experiência da qual todos desejam fazer parte.

O elemento chave? 🔑

A personalização. Na era em que todo mundo quer mostrar sua personalidade — na maioria das vezes, para fazer parte de um grupo — as músicas são ponto forte nisso.

Mas pense que eles não fizeram isso de qualquer jeito… Não é tãaao legal assim saber quantas horas você ficou scrollando o TikTok, por exemplo.

Mas estar entre os 0,5% melhores ouvintes da Taylor Swift ou do Drake… Isso, sim, engaja e é legal de postar.

A nostalgia também entrou no jogo

Neste ano, eles adicionaram mais métricas. Além de ver o TOP-5 artistas mais ouvidos, agora, eles também mostram em que mês a audiência de cada artista atingiu o pico.

Basicamente, eles traçam uma linha do tempo, fazendo você ver a sua trajetória ao longo do ano e como os artistas que mais ouvem mudaram (ou não) ao longo dele.

  • “Ah, sim, eu estava ouvindo isso quando ainda estava naquele trabalho”;

  • “Nossa, essa foi a música da viagem das minhas férias… Nem lembrava”;

  • “Nossa só ouvia esse artista mesmo no carnaval”;

  • “Caramba, na época que estava correndo todo dia só dava esse artista no meu fone mesmo”.

Tudo isso gera muito buzz 📲

Em 2022, o volume total de postagens, engajamentos e autores únicos aumentou percentualmente dois dígitos.

Só os três primeiros dias de Wrapped geraram mais de 400 milhões de tweets.

Pelo que estamos vendo por aqui, o hype está longe de ter passado e, quem sabe, 2023 ainda consegue bater o ano passado.

Para fechar… Queremos te conhecer melhor 🦄
THE BIZNESS RESEARCH

Criamos um questionário para entender melhor quem lê esta newsletter, não leva mais de 5 minutinhos para completar :), basta clicar aqui.

the bizness 🦄

O seu próximo negócio começa aqui. Sua dose semanal de informação sobre o que de mais importante está acontecendo no mercado.

  • Toda terça e quinta, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor ou profissional, você não pode deixar de saber.

Análises, infográficos, notícias e insights sobre as principais tendências do mundo, do Vale do Silício e do ecossistema de negócios — sem deixar de lado nosso clássico humor.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 13:13.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar.

😀😐☹️ Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

até terça, às 13:13

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 13:13. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

powered by: