- the bizness
- Posts
- Dona do TikTok dá mais um passo no mundo da Inteligência Artificial
Dona do TikTok dá mais um passo no mundo da Inteligência Artificial
Dona do TikTok dá mais um passo no mundo da Inteligência Artificial
BIZTECH
(Imagem: Coze | Reprodução)
🤫 Na surdina. Foi assim que a ByteDance, mãe do TikTok, lançou não só 1 como 4 aplicativos de IA generativa, aquela capaz de produzir novas informações a partir dados pré-existentes como o ChatGPT e Midjourney.
Se tem IA generativa, é quase certo que tem OpenAI envolvida. Os apps da gigante chinesa também utilizam a tecnologia GPT da empresa de Sam Altman.
Os quatro aplicativos — BagelBell, Cici AI, ChitChop e Coze — foram todos introduzidos fora da China no último trimestre de 2023 e já catalogaram milhões de downloads.
O BagelBell contribui para a criação de enredos e histórias de ficção a depender da escolha dos leitores.
Cici e ChitChop permitem que seus usuários criem e compartilhem seus chatbots, que são focados em personagens fictícios e companheiros românticos.
Por último, o Coze oferece bots mais voltados a tarefas de trabalho.
Por que isso importa? Não é de hoje que a gigante chinesa olha com carinho para a inteligência artificial. Basta lembrar que a empresa estava buscando levantar US$ 1,45 bilhão para investir na tecnologia lá em 2018.
Já no ano passado, a ByteDance começou a testar um chatbot movido por IA entre seus funcionários na tentativa de recriar o ChatGPT no mercado chinês e, em agosto, lançou por lá o app Dou Bao.
No final de 2023, a companhia estabeleceu uma nova divisão de inteligência artificial, chamada Flow, para acelerar a implantação de seus produtos baseados na tecnologia.
Looking forward: Por hora, nenhum desses novos apps estão só na Ásia — com excessão do Coze, que chegou aos EUA. A ByteDance ainda não revelou se existe algum plano de expansão internacional para os aplicativos em 2024.