05/11/2024

UM OFERECIMENTO

In today’s edition:

  • 🥤 Como a Pepsi fez a Coca-Cola assumir o maior risco da sua história

  • 🔥 As notícias mais quentes do mundo dos negócios

  • 📚 TikTok lança sua própria editora de livros

  • 🤳 Os países que mais consomem redes sociais

CASE
Seria essa a melhor batalha de marketing de todos os tempos?

(Imagem: Eater)

Engana-se quem ainda acredita que grandes rivalidades se limitam apenas ao esporte. Ao longo das últimas décadas, tivemos — e continuamos tendo — grandes confrontos entre marcas líderes em seus segmentos. 

  • No entanto, são poucas as empresas que conseguiram traçar embates tão épicos quanto Pepsi e Coca-Cola. Um deles, ocorrido na década de 1970, é comentado até hoje. 

Naquele período, o império da Coca-Cola parecia intocável. Sua distribuição era imbatível e sua marca estava em toda parte. Mas a equipe de marketing de sua grande rival percebeu algo entre os consumidores americanos.

Quando as pessoas não conseguiam ver os rótulos, elas preferiam o sabor da Pepsi. Só que, ao mostrar os logotipos, elas quase sempre optavam por uma coquinha. Nascia então o “Pepsi Challenge”. 

Em 1975, a empresa visitou inúmeros locais públicos ao redor dos EUA nos quais oferecia às pessoas 2 copos sem identificação, um com a sua bebida e o outro com Coca-Cola. Detalhe: Tudo seria gravado.

Embora o experimento não tenha sido científico e as filmagens pudessem ser facilmente editadas, as pessoas passaram a acreditar e aquilo passou a repercutir, especialmente nos anos 1980. Clique para ver esse ad de 1981:

Com isso, a participação de mercado da Pepsi no país saltou de 6% para 14% durante a duração do desafio.

Em 1984, ela detinha 18,8% do mercado, contra 21,8% da Coca-Cola. Pela 1ª vez, a gigante parecia vulnerável. 

Para piorar ainda mais, a Coca-Cola realizou mais de 200 mil testes de degustação… E os resultados foram semelhantes: as pessoas preferiam realmente o sabor mais doce da sua concorrente.

Um anúncio que “paralisou” a indústria 🛑 

No dia 23 de abril de 1985, a Coca-Cola deu às boas-vindas à “New Coke”, fazendo mudanças em sua receita após 99 anos. Antes que você pense que isso resolveu… A medida foi um verdadeiro tiro no pé. 

  • Cerca de 8 mil ligações diárias de clientes reclamando;

  • Diferentes grupos de protesto, como a "Old Cola Drinkers of America”, ​​surgiram em todo o país.

O problema foi que a empresa subestimou a ligação emocional dos consumidores fiéis à marca. Quando realizaram a pesquisa de mercado, nunca perguntaram aos participantes como eles se sentiriam se a nova fórmula substituísse a antiga.

Após 79 dias de caos, a empresa admitiu a derrota e anunciou que a bebida estava voltando como “Coca-Cola Classic”. 

(Imagem: The Coca-Cola Company)

A reviravolta inesperada. O público os perdoou instantaneamente e, em poucos meses, o refrigerante voltou a ser o mais vendido, à frente da Pepsi, revelando que a marca era mais forte que o próprio produto.

Para muitos, essa batalha mudou o marketing para sempre, mostrando que marcas fortes criam defensores emocionais — muitas vezes, para toda a vida.

Prato principal servido: IA para escalar seu negócio

Tá no cardápio de quem inova. O interesse pela IA cresceu nos últimos 6 anos, impactando pessoas e transformando negócios.

  • Esse ano, 72% das empresas do mundo adotaram a tecnologia — um avanço significativo comparado aos 55% em 2023.

De automação ao atendimento personalizado, a IA tá virando o prato principal pra quem quer mais eficiência e inovação em cada etapa.

👨🏼‍🍳 Sugestão do chef: Na websérie Chef Genial, especialistas mostram como aplicar as ferramentas de IA do Google Cloud no cotidiano das startups, revelando a receita que impulsiona negócios.

Pra saber como funciona na prática, clique aqui e veja como incorporar a IA generativa como ingrediente secreto para o sucesso.

(Imagem: Wired)

GRÁFICO DO DIA

Atualmente, são mais de 5 bilhões de usuários ativos em redes sociais no mundo, com boa parte das pessoas passando quase 2 horas e meia diariamente circulando pelas plataformas.

Em média, as mulheres passam 16 minutos a mais por dia do que os homens. Entre as plataformas, o TikTok tem o maior tempo médio gasto por usuário, enquanto o YouTube é responsável pela maior parcela geral do tempo total de redes sociais.

SPONSORED BY AIQFOME
Por que o interior desperta o apetite dos empreendedores?

As cidades do interior — com até 500 mil habitantes — têm terreno fértil pra empreender: estão em crescimento com potencial e demanda por inovação.

  • Por isso que os empreendedores ficam de 👀 nas oportunidades que aparecem nesses municípios.

Foi assim que o aiqfome cresceu. A empresa viu a chance de levar um delivery de qualidade oferecendo além do tradicional, com entrega de produtos variados.

Hoje, com a expansão dos seus licenciados nas cidades pequenas e médias, o aiqfome se tornou o 2º maior app de delivery do Brasil.

🏙️ Pra saber como fazer parte do time que só cresce, veja aqui como se tornar um desses sócios e faturar mais de R$ 300 mil por mês.

INSIGHT

O TikTok agora vai escrever livros

(Imagem: Arne Dedert)

A editora da Gen Z. O TikTok ajudou muitos autores a ganharem visibilidade dos seus livros entre o público jovem. Agora, ele quer aproveitar ainda mais esse hype.

Para quem está por fora… No ano passado, os BookTokers — o grupo que fala sobre livros na rede — fez um baita sucesso, tanto no exterior quanto no Brasil. Você deve ter visto esse vídeo sobre Brás Cubas que viralizou.

Com esse sucesso, a ByteDance, dona do TikTok, literalmente criou sua própria editora de livros, a 8th Note Press, e vai lançar uma coleção de romances em 2025.

Por que isso importa? O TikTok já dita a tendência entre a geração mais jovem, influenciando até mesmo seus hábitos de consumo. Entre a Geração Z, 64% já usa ou usou o TikTok como ferramenta de busca.

Aos poucos, ele tem ganhado força no mercado literário também. A #BookTokBrasil, por exemplo, já tem mais de 21 bilhões de visualizações. Aproveitando isso, o TikTok quer inverter o processo:

  • Até então: Os vídeos virais impulsionam as vendas e fazem os autores saírem ganhando.

  • Como vai virar: O autor observa o que é tendência online e “responde” por meios de livros impressos, o que pode mudar a forma como consumimos livros.

A ideia da empresa é lançar de 10 a 15 livros por ano, com títulos focados em gêneros populares entre usuários mais jovens do TikTok, como romance e ficção para jovens adultos. Inclusive, o TikTok patrocinou a última Bienal do Livro de São Paulo.

SPONSORED BY BINANCE

Você piscou e o número já mudou…

Da última vez que conferimos, era 237.661.069. Esse é o número de pessoas investindo em criptomoedas pela maior corretora cripto do mundo.

Esse mercado cresce sem parar e cada vez mais gente compra e vende moedas digitais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Veja aqui como fazer parte do futuro do dinheiro com a Binance.

AROUND THE WEB
PESQUISA DE BASE
Você manda, a gente melhora — e te dá a chance de ganhar 🎁

O que você gostaria de mudar no the bizness? Sempre trazemos as mudanças e novidades porque conhecemos vocês e do que vocês mais e menos gostam. Mas como qualquer pessoa… Sabemos que suas opiniões, hábitos e comportamentos mudam.

Então queremos te conhecer melhor: Clique aqui pra responder algumas perguntas rápidas pra ajudar o the biz a ficar cada vez melhor. Ah, se responder, você ainda participa do sorteio de 2 canecas exclusivas do the bizness. 🦄 Easy, peasy…

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

O que você achou da edição de hoje?

Você pode explicar o porquê depois de votar

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

THE BIZNESS

O seu próximo negócio começa aqui. Toda terça e quinta, na sua caixa de entrada, com o objetivo de te deixar por dentro daquilo que, como empreendedor ou profissional, você não pode deixar de saber.

Análises, infográficos, notícias e insights sobre as principais tendências do mundo, do Vale do Silício e do ecossistema de negócios — sem deixar de lado nosso clássico humor. Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 13:13.

até quinta, às 13:13

sponsored by